Blog

NASA busca água dentro de cratera lunar

17-01-2009 16:10
Tecnologia do radar é capaz de identificar se existe água nos buracos lunares

SÃO PAULO - Radar americano que pegou uma carona no primeiro satélite indiano rumo à Lua já forneceu fotos inéditas das crateras lunares.

 

É a primeira vez que os cientistas têm a oportunidade de apreciar os buracos no solo lunar, pois o radar Mini-Sar usa sons para mapear o solo dentro das crateras, algo impossível de se observar da Terra.

O objetivo é descobrir se as crateras contêm gelo em seu interior, o que indicaria presença de água. Em dois anos, que é a duração da missão indiana, o radar vai desvendar 100 quilômetros do solo da lua, incluindo suas regiões polares.

 

As imagens foram feitas em 17 de novembro e divulgadas apenas agora pelos cientistas da NASA, a agência aeroespacial americana.

 

Outro equipamento desenvolvido pela NASA, o M3 (Moon Mineralogy Mapper), que também embarcou no satélite indiano, já detectou na lua a presença de minerais contendo ferro. A composição mineral vai poder esclarecer sobre a formação da lua e se ela já esteve coberta por um oceano de magma em seus anos iniciais.

 

O satélite indiano, Chandrayaan-1 (do idioma hindi, "viagem à Lua"), foi lançado em 22 de outubro do ano passado. O programa espacial indiano escolheu o mini-Sar e o M3 em uma concorrência com mais 11 equipamentos de outros países.

 
>>

Papa bento XVI ganhará canal no YouTube

17-01-2009 16:08

Papa vai rezar com os fiéis no YouTube
 

CIDADE DO VATICANO – O Vaticano terá, em breve, um canal no site de compartilhamento de vídeos YouTube.

 

Nele, os católicos e os curiosos poderão ver as palavras do Papa Bento XVI ou eventos da igreja. A notícia foi dada por uma fonte da Igreja Católica, neste sábado.

 

Os detalhes do acordo estão prestes a serem apresentados, provavelmente na próxima sexta-feira, numa conferência com oficiais do Vaticano e Henrique de Castro, diretor de soluções de mídia do Google, empresa proprietária do YouTube.

 

A iniciativa envolverá o Google, o Centro de Televisão e a Rádio Vaticano. O acordo marca o mais profundo mergulho dada pela sede da igreja no mundo virtual. O Vaticano abriu seu website, www.vatican.va, em 1995.

>>

Policiais buscam redes inseguras na Índia

17-01-2009 16:06

Depois de acusar o Google Earth, policiais buscam redes wireless desprotegidas

SÃO PAULO - Os policiais indianos primeiro culparam o Google Earth pelos ataques terroristas de novembro em Mumbai. Agora querem dividir a culpa com as redes sem fio.

 

Quando um dos participantes foi preso, declarou que o grupo utilizou o serviço de mapas para planejar os ataques. Por isso, os oficiais indianos disseram que pediriam ao Google que retirassem do software os “lugares sensíveis” do país.

Agora os policiais estão rodando de carro pelas ruas de Mumbai com laptops, procurando por redes e roteadores inseguros. Tudo isso porque descobriram que os terroristas hackearam o computador de um turista conectado a uma rede sem senha para acessar o Google Earth para enviar um e-mail.

 

A intenção é prevenir a população dos riscos da falta de segurança na rede. Ao encontrarem uma rede sem senha, os policiais notificarão o proprietário e o orientarão da importância de deixá-la segura. O trabalho de conscientização também será feito em escolas.

 

Os policiais só se esqueceram que há muitos hackers capazes de invadir redes para cometer crimes. Mas, para eles, vale a intenção de educar a população e proteger o país de novos ataques.

>>

Expedição vai ao fim do mundo medir gelo

17-01-2009 16:03
Equipamento para medir sinais vitais e notebooks para transmitir dados

SÃO PAULO - Uma expedição científica vai até o ponto mais remoto do polo norte medir se a camada de “gelo eterno” está ou não derretendo.

 

Os argumentos de Pen Hadow, um pesquisador da Universidade de Cambridge especialista em meio-ambiente, diz que os métodos usados até hoje para este tipo de cálculo não são confiáveis.

Atualmente, governos, universidades e agências ambientais usam fotos de satélite para analisar se o círculo de gelo está ou não diminuindo e com que intensidade o derretimento/congelamento ocorre no inverno e no verão.

 

Segundo Hadow, que mantém um site sobre o projeto no ar, as fotos não permitem distinguir o que é gelo e o que é neve e, além disso, não permitem medir o quão sólido é um bloco de gelo. Então, a ideia do pesquisador é ir pessoalmente até os pontos mais remotos do polo norte para medir isso com um radar específico.

 

A expedição partirá do norte do Canadá rumo ao fim do mundo caminhando e será composta por três cientistas, entre eles Hadow. A viagem é considerada de alto risco e, por isso, o grupo fará uso de sofisticadas ferramentas tecnológicas para garantir seu contato com a base do projeto, em Cambridge.

 

Médicos vão monitorar dados vitais

 

Ao longo de todo percurso, que poderá levar mais de um mês, o trio manterá colado ao corpo equipamentos médicos que medem a pressão sanguínea, temperatura corpórea, respiração e pulso. Os dados são transmitidos em tempo real para Cambridge, via conexão por satélite, onde uma equipe médica vai analisar as informações.

 

Os pesquisadores vão, ainda, caminhar sempre a uma distância média de 20 metros um do outro. O objetivo é que, caso alguém pise em uma placa frágil de gelo, o mesmo não aconteça com os outros, que podem então tentar resgatar o companheiro acidentado.

 

Ao longo de todo percurso, o trio fará uso de um equipamento chamado Sprite. O dispositivo é uma espécie de computador que emite pulsos de som. O Sprite, então, mede qual a dificuldade que os pulsos têm em penetrar no solo e, a partir deste cálculo, podem dizer qual a densidade de uma placa de gelo, o quanto há de água ou neve em meio ao solo ártico.

 

Caso se acidentem, os cientistas deverão resistir até que as condições climáticas se tornem favoráveis para que um avião polar possa pousar na região e resgatar os pesquisadores. O hospital mais próximo da expedição fica localizado numa cidade ao norte do Canadá.

 

Os dados levantados pelo trio podem lançar uma luz sobre a controvérsia em torno da diminuição da calota polar.

 

Estudos científicos feitos com diferentes métodos afirmam que, se a emissão de gás carbônico na atmosfera continuar crescendo, a camada de “gelo eterno” pode desaparecer em até cinco anos. Outros estudos dizem que este fenômeno levaria 100 anos para se concretizar. Há ainda quem diga que as variações de temperatura no planeta não são significativas a ponto de derreter o gelo polar definitivamente.

>>

O porquê de ser verde

11-01-2009 23:52

A preocupação com economia de energia e corte de gastos sempre existiu dentro das empresas.

No caso da TI, a preocupação é ainda maior, já que os data centers costumam ser os maiores sugadores da energia elétrica de uma companhia. Só para se ter uma idéia, num banco, por exemplo, a energia que a TI utiliza pode chegar a quase metade de todo consumo da instituição.

Agora, as questões ambientais e o aquecimento global entraram na pauta do mundo corporativo. E a necessidade de reduzir o consumo energético da TI ganhou nova embalagem e recebeu o nome de TI Verde.

Uma pesquisa do site americano CIO Insight com 147 executivos, apontou as principais razões que motivam os profissionais e suas empresas a lançarem iniciativas verdes. Para 74% deles a razão número um para ser verde é a consciência ambiental. Em seguida aparece a necessidade de cortar custos, citada por 73% dos profissionais. Em seguida apareceram os benefícios para a imagem da empresa (64%), as determinações legais (25%) e a pressão dos acionistas e da opinião pública (14%).

Novidade ou não, o que se vê é que a onda verde que tem invadido o mundo S/A é muito bem-vinda e, não só deve, como está sendo aproveitada por quem dá as cartas da tecnologia das empresas.

>>
1 | 2 >>

Notícias

Canivete (ou pen-drive para maiores de 18 anos?) com Bluetooth e 32 GB

17-01-2009 15:58
Se Rambo conhecesse este canivete da Victorinox, talvez, não tivéssemos que aturar tantos filmes. Toda carnificina seria resolvida mais facilmente, e, também, o bravo guerreiro de Hollywood não demoraria a descarregar os vídeos de suas batalhas no computador. O Presentation Pro possui 32 GB...
>>

O Tube está entre nós

17-01-2009 15:57
Anunciado em outubro, trocando o codinome de Nokia Tube pelo nome oficial de Nokia 5800 XpressMusic, o celular musical da Nokia com tela sensível chamou bastante atenção. Além das pirotecnias da interface multitoque, o aparelho mostrou um sistema avançado para reconhecimento de escrita, muita...
>>

Câmera PowerShot A480, da Canon, encolhe sem perder força

17-01-2009 15:56
A redução de 25% nas medidas da câmera PowerShot A480, da Canon, em relação à sua antecessora não significou que ela ficou mais fraca. Com 10 MP de resolução, zoom de 3x e LCD de 2,5 polegadas, ela possui tecnologia para detectar faces e movimento, ajuste de foco, exposição, controle de flash e...
>>

Roteador da Netgear faz streaming direto do YouTube, Flickr e mais...

17-01-2009 15:55
Descrever roteadores não é uma coisa tão empolgante, tampouco serve para puxar assunto com alguém, mas o EVA9150 Digital  Entertainer Elite vem para conquistar o grande público. E quer aplausos. Apresentado na CES deste ano, a peça, além de reproduzir vídeos, MP3s e fotos de PC e Macs na sua...
>>

Chaveiro Alcohol Breath Analyzer ajuda você a respeitar a Lei Seca

17-01-2009 15:54
A Lei Seca já provou que, além de perigoso, combinar direção e bebidas alcoólicas não é um bom negócio financeiro. Por isso, assoprar no chaveiro bafômetro Alcohol Breath Analyzer antes de sair guiando é uma boa idéia para evitar a suspensão da carteira e multa de 955 reais.  Para...
>>

Lenovo anuncia três novos desktops

17-01-2009 15:53
A China, além de censurar sites e fabricar hackers em massa, também produz uma leva de desktops focados em variados tipos de consumidor. Até o fim de janeiro de 2009, três novos modelos dos chineses da Lenovo estarão disponíveis para compra. O primeiro a sair será o IdeaCenter H200,uma versão...
>>

MX Air, da Logitech: mouse aéreo chega ao Brasil

17-01-2009 15:49
Dia desses, um ser que não quer ser identificado relatou que, a fim de comprar um desktop enxuto, vendeu toda sua mobília em um bazar. Sofás, camas e mesas. Ele não tinha onde colocar sua nova máquina. Mas não precisava dessas coisas supérfluas, pois tinha um Logitech MX Air. E, com orgulho, nos...
>>

Celular Samsung G400 dá um show nos nanicos e faz fotos de 5 MP

17-01-2009 15:48
Para mim, a grande desvantagem dos celulares pequenos é que quase nunca consigo encontrá-los na bolsa. Se você tem o mesmo problema, uma boa dica é o Samsung G400. Apesar das dimensões que lembram os famigerados tijolões, o modelo esbanja modernidade com sua câmera de 5 MP. Com 10,2 x 5,1 x 1,7...
>>

O LD ainda estava vivo!?

17-01-2009 15:45
Esta semana, a Pioneer encerra a produção dos players DVL-919, DVK-900 e DVL-K88. Eram os três últimos tocadores de LD do mundo. Para quem não está lembrado, o LaserDisc,também conhecido como CD de Itu, era uma bolachona de 30 centímetros de diâmetro que armazenava vídeo e áudio com...
>>

MacBook de 17'' ganha novo fôlego em bateria

06-01-2009 20:51
  Já está virando tradição: a Apple só sobe ao palco dos grandes eventos para confirmar rumores que já cansaram de rodar na blogosfera. Não foi diferente com o novo MacBook Pro de 17 polegadas. Sem o mesmo brilho de Steve Jobs, o guru de marketing Philip Schiller apresentou o que todo mundo...
>>
1 | 2 >>

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.